domingo, 7 de setembro de 2008

Just be yourself

Fiquei me perguntando quais foram as razões das duas "republicações" anteriores. O sentimento de ironia que norteou a elaboração de  "Os Filósofos da Via Expressa", de dezembro de 2007, já havia sido citado neste blog, num post de 05/09/2008. Pouco depois, senti necessidade de republicar o texto completo. Então, veio "Futebol"...

Vejo que os dois textos — de fases bastante distintas — simbolizam momentos de bastante relevância na minha história. São marcos de alterações de postura, caracterizadas por poderem ser interpretadas como "enrijecimentos de posturas" (nesse ponto, muito menos acentuado em "Futebol", mas ainda assim), ao passo em que também simbolizam momentos de redenção, embasados em pólos maniqueístas distintos. Cada uma a seu tempo, ambas as propostas colapsaram (o que não é de se considerar uma surpresa).

Mas ambos os textos têm ainda a característica de apologizarem a postura racionalista: em "Futebol" isso ocorre nostalgicamente; em "Os Filósofos da Via Expressa", convictamente. Ao que parece, os textos foram postos aqui porque representam dois dos mais importantes elementos que compõem minha fase atual, a qual ainda poderá representar para minha vida o que a Renascença representa para a História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário